Quando o assunto é limpeza é preciso ter um cronograma alinhado a realidade do espaço. Atualmente, é muito comum que os gestores procurem uma terceirizada para executar o serviço de limpeza.
O que nem todos sabem é que existem empresas que são focadas na organização e capacitação dos funcionários que já trabalham no local. Além de dar a oportunidade para aquele profissional que sempre esteve ao seu lado, o custo é bem menor do que trabalhar com uma terceirizada.
Para ajudar você a estabelecer uma rotina de limpeza, seja em condomínio, empresa, indústria ou universidade, preparamos este post com 3 dicas importantes. Acompanhe!
Para definir a rotina de limpeza de um local é preciso que as atividades sejam monitoradas. A necessidade de limpeza varia de acordo com o dia a dia do setor. Por exemplo, o horário de limpeza de um condomínio empresarial é diferente de um residencial, pois o fluxo de pessoas é diferente.
O primeiro passo é saber quais são as necessidades de limpeza daqueles que convivem por ali, depois observe a frequência de eventos e quais são os momentos de mais e menos movimento no setor. Assim, você vai conseguir estabelecer horários para a rotina de limpeza.
Todo serviço voltado para higienização precisa ser impecável, pois lida com a saúde e bem estar das pessoas. Para que o trabalho alcance a excelência é indispensável que o gestor responsável faça um planejamento.
Neste caso ele deve definir, como serão feitas as sessões de limpeza no ambiente, pois dependendo do cômodo, a periodicidade nem precisa ser tão frequente. Porém, em outros lugares, como banheiro, os funcionários devem limpar mais vezes.
Outra variação importante de se levar em conta é a que se refere aos tipos de serviços. Eles podem ser definidos em três categorias, são elas: lavação, manutenção e revisão.
Para estabelecer uma rotina de limpeza é preciso definir o que será limpo, como superfícies, equipamentos e mobiliários presentes no ambiente, pois existe uma grande variedade entre pisos, paredes, revestimentos, acabamentos, portas e janelas.
Cada item tem uma superfície que precisa de uma limpeza específica. Alguns precisam ser limpos diariamente, outros de duas a três vezes na semana, de 15 em 15 dias ou até mesmo semestralmente.
Verifique a necessidade de cada cômodo e do que tem nele, depois defina os produtos de limpeza necessários para fazer a atividade.
Com essas 3 dicas você acha que consegue elaborar um cronograma? Se quiser saber mais sobre o assunto, leia o artigo “5 erros para evitar no processo de limpeza”.
Sobre o Autor